#8 Feedback
No último post, falei-vos de uma avaliação de que fui alvo.
Essa avaliação, ou feedback, enquadra-se na metodologia preconizada pela Toastmasters International.
Pensei que seria oportuno, terminar o nível 4 do Percurso de Liderança Dinâmica, do programa educativo de comunicação e liderança Pathways, da Toastmasters International, onde o meu objetivo é criar um blog e atualizá-lo com 8 post, durante um mês, com o último post relacionado com este projeto, dedicando-o ao tema: Feedback. 😊Nos clubes toastmaster, usa-se o famoso método sanduíche 🍔 na avaliação de discursos.
O método sanduíche, pode ser visto, como uma fatia de louvor no topo, com o queijo, ovo e maionese da tua crítica no meio, e um incentivo final na base da tua sandes. 😊
Este método de feedback é usado nas sessões Toastmasters.
O conceito Toastmasters está centrado no aprender fazendo, e por essa razão, o feedback é um dos aspetos fundamentais na progressão dos membros da Toastmasters International.
Mas se não for bem utilizada, a sanduíche pode deixar um amargo de boca. 😬
Então quais são os aspetos críticos a ter em conta, nos Toastmasters, mas também no mundo lá fora? Na nossa vida profissional e pessoal? 🤔
Como podemos ter a certeza que a crítica que fazemos é bem acolhida, dentro e fora do mundo Toastmaster? 🙄
1. Explica porque estás a dar o feedback
"Acredito em ti e tenho expectativas elevadas a teu respeito e sei que vais atingi-las."
Esta abordagem é muito eficaz já que o alvo do feedback, em vez de se sentir atacado, sente-se mais apoiado e sente que o avaliador acredita nele e o valoriza.
As pessoas ficam mais abertas à crítica quando acreditam que a nossa intenção é ajudá-las.
As pessoas aceitam ser desafiadas, se mostrarmos que nos importamos com elas, a um nível pessoal.
2. Sê humilde
O feedback negativo pode levar a pessoa a sentir-se inferior. 😒
Se balizarmos a avaliação, o feedback torna-se muito menos ameaçador:
"Eu senti que o feedback que fui recebendo me trouxe muitos benefícios para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Sinto-me feliz por ter a oportunidade de retribuir."
Todas essas mensagens enviam um sinal claro: eu não sou perfeita. 😶
Estou a tentar melhorar também. 😊
3. Pergunta!
Se balizarmos a avaliação, o feedback torna-se muito menos ameaçador:
"Eu senti que o feedback que fui recebendo me trouxe muitos benefícios para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Sinto-me feliz por ter a oportunidade de retribuir."
Todas essas mensagens enviam um sinal claro: eu não sou perfeita. 😶
Estou a tentar melhorar também. 😊
3. Pergunta!
Nos Toastmasters sabemos e acreditamos no feedback como forma de evoluirmos, pois ao ficarmos mais conscientes das nossas fragilidades, somos capazes de atuar sobre elas.
No entanto, no nosso dia-a-dia, as pessoas com quem nos relacionamos podem não perceber a sua utilidade, não estarem recetivas e ficarem na defensiva.
Por isso, pergunta à pessoa se está interessada na tua opinião.
Quando as pessoas se apropriam da decisão de receber feedback, tornam-se menos defensivas. Como os Toastmasters….
Quando aderimos a um Clube tomamos essa decisão.
Ser toastmasters é receber e dar feedback.
Mas o nosso trabalho é muito facilitado, pois existe o Manual de Liderança, onde os vários projetos que vamos realizando, nos ajudam a praticar "a escuta ativa", o "espírito crítico", como dar "feedback", como "motivar"…. 😊
E as próprias grelhas de avaliação dos discursos ajudam a balizar a avaliação, a identificar os aspetos que devem ser avaliados, de forma objetiva (quando existe uma escala) ou de forma subjetiva (quando nos pergunta - O que poderia o orador ter feito de forma diferente para tornar o discurso mais eficaz?).
Este método pode ser adaptado para a nossa vida, no mundo lá fora, como?
👍 Eu acredito no feedback como uma ferramenta para a melhoria contínua. 😎
E vocês, acreditam? 👀
No entanto, no nosso dia-a-dia, as pessoas com quem nos relacionamos podem não perceber a sua utilidade, não estarem recetivas e ficarem na defensiva.
Por isso, pergunta à pessoa se está interessada na tua opinião.
Quando as pessoas se apropriam da decisão de receber feedback, tornam-se menos defensivas. Como os Toastmasters….
Quando aderimos a um Clube tomamos essa decisão.
Ser toastmasters é receber e dar feedback.
Quando integrei a Toastmasters International….. mal conhecia as pessoas …. 😑
Nas avaliações, debatia-me com o dilema entre ser porreira ou incisiva. Fazer novos amigos ….? Novos inimigos….? 🤔Mas o nosso trabalho é muito facilitado, pois existe o Manual de Liderança, onde os vários projetos que vamos realizando, nos ajudam a praticar "a escuta ativa", o "espírito crítico", como dar "feedback", como "motivar"…. 😊
E as próprias grelhas de avaliação dos discursos ajudam a balizar a avaliação, a identificar os aspetos que devem ser avaliados, de forma objetiva (quando existe uma escala) ou de forma subjetiva (quando nos pergunta - O que poderia o orador ter feito de forma diferente para tornar o discurso mais eficaz?).
Este método pode ser adaptado para a nossa vida, no mundo lá fora, como?
- Resumir a ideia para mostrar que percebemos a mensagem;
- Dar recomendações positivas mas com utilidade para ajudar o outro a melhorar;
- Usando um tom simpático e motivador;
- E por fim, encorajando o outro a ultrapassar as suas fragilidades e a tornar-se na melhor versão de si próprio.
E vocês, acreditam? 👀
Espero que não acabes blog, quando acabares este teu projeto Toastmasters International.
ResponderEliminarEstou a gostar mesmo muito de te ler.