Admirável Mundo Novo
Confesso que quando li o livro de Aldous Huxley "Admirável Mundo Novo" achei que o título só podia ser sarcástico, porque aquele mundo de tecnologia altamente avançado, onde os humanos eram criados à medida do que lhes seria exigido, numa sociedade completamente condicionada e repressiva que o autor descreveu tão bem, para mim não tinha nada de admirável, não era um mundo maravilhoso.
Às vezes pergunto-me se não estamos a seguir esse trilho. 🤔
Mas esta semana deixei os livros e participei em conferências. 🤓
Vivemos uma era de isolamento social, onde não podemos abraçar ninguém, mas podemos participar em eventos online, em qualquer parte do mundo. 😎 E as oportunidades abundam, por isso não temos desculpa.😏
E foi o que eu fiz! A vida é uma aprendizagem. Sem aprender, cristalizo ❄ e cresce o risco do efeito “Dunning–Kruger” ser ainda mais relevante em mim. 😳😲 é melhor não arriscar 😅
#StartingGood Virtual Summit
Esta cimeira internacional, foi organizada pela StartSomeGood, uma plataforma de pessoas que se juntaram com o objetivo de mudar o mundo. 💪💪
Para atingir este desiderato, prosseguem a missão dupla do crowdfunding (ou seja, do financiamento coletivo 💴💵💶💷) a causas, a parcerias inovadoras, e da educação 📚 a empreendedores sociais.
Este ano, a cimeira realiza-se online, tendo começado no dia 11. Até dia 20, cerca de 3 dezenas de empreendedores sociais, agentes da mudança e líderes da inovação reconhecidos internacionalmente, vão sensibilizar sobre a importância da criação de impacto positivo e duradouro neste mundo, onde todos vivemos.
Aprendizagens de dia 11 e 12:
Jacqueline Novogratz, CEO da ACUMEN afirmou que “Existe um grande perigo da identidade cultural ser usada, como uma ferramenta para dividir os povos” 🤔 e lembrou que existe uma “grande necessidade de ser humilde e audaz para imaginar um futuro (melhor)”.
Deixa-nos uma sugestão de Leitura, o seu mais recente livro, publicado este ano, que se chama: 📘 “Manifesto for a Moral Revolution: Practices to Build a Better World”, onde revela as 12 práticas de liderança para quem deseja construir um mundo melhor.
Weh Yeoh, Umbo, da OIC Cambodia, alertou que “se começas alguma coisa muito associada à tua identidade, quando maior for essa associação, maior o problema. Tens que dissociar o Ego para deixares de querer controlar”. 🤔 E deixa-nos uma sugestão de leitura que nos pode ajudar nesse exercício 📗 “Ego is the enemy”, do autor Ryan Holiday, publicado já em 2016, sobre a natureza traiçoeira do ego.
“Using business for a change, have a business with purpose.” foi o repto de Laura Thompson, da Spark Health.
Gihan Amarsisiwardena, Ministry of Supply chamou a atenção da importância do Storytelling 😍 nos negócios de impacto: explicar que problema vais resolver, só depois introduzes os produtos, explicando o processo dos bastidores.
Ele realçou a importância de trazer o elemento humano à história e explicar o teu propósito, quando decidiste que queres resolver um determinado problema.
Saber contar uma boa história, pode fazer toda a diferença. 😊
Resumidamente, a sua apresentação parte do princípio que os empreendedores sociais resolvem problemas e que os negócios de impacto são orientados pelo propósito.
Explicou os passos que podem potenciar o impacto do empreendedor social:
1⃣📃 Identifica as partes da tua mensagem que ressoam mais;
2⃣🔎 Encontra as pessoas perfeitas para a tua causa;
3⃣ 🤗Cria uma comunidade forte para a mudança através do poder das conexões autênticas, ao qual chama de efeito de bola de neve;
4⃣⛔️ Deixa de te preocupares com algoritmos e o tamanho da tua audiência.
Sian Conway disse-nos que “Comunidade” é um grupo de pessoas unidas, que partilham uma visão e valores, tendo um sentido de propósito comum, e lembra-nos que para que as pessoas levem a cabo ações, elas primeiro têm de sentir que pertencem. 🤔
Sugeriu um exercício: escrever numa folha de papel “Eu quero viver num mundo em que …..” e depois é só descreveres tudo com o máximo de detalhe possível. 🙃
Sian Conway lembra-nos que ser muito específico sobre um determinado problema, cria pontos de ligação. 🖇 E encontrar o ponto intermédio, onde as pessoas se identificam com aquilo que partilhas, cria o engagement (ou envolvimento). 🎯
Elenca uma série de questões que vale a pena refletir:
Que problema resolvo? 🤔
Quem tem este problema? 🤔
Quem está a tentar resolvê-lo? 🤔
Quem quer pagar para o problema ser resolvido? 🤔
Quem quer trabalhar comigo para resolver o problema? 🤔
Identificar com quem me quero identificar, e porquê, e perceber o que tenho para oferecer, tem uma grande importância. 😊
E também nos lembra que é um Serviço (e não vendas😏), que se deve procurar construir ligações autênticas, referindo que é útil registar as pessoas com que te relacionas (por exemplo, numa folha de cálculo 💻: quem, quando, no que trabalham, quais os seus interesses).
A mensagem que mais gostei dela foi “Acrescenta Valor primeiro”. ❤️
2⃣🔎 Encontra as pessoas perfeitas para a tua causa;
3⃣ 🤗Cria uma comunidade forte para a mudança através do poder das conexões autênticas, ao qual chama de efeito de bola de neve;
4⃣⛔️ Deixa de te preocupares com algoritmos e o tamanho da tua audiência.
Sian Conway disse-nos que “Comunidade” é um grupo de pessoas unidas, que partilham uma visão e valores, tendo um sentido de propósito comum, e lembra-nos que para que as pessoas levem a cabo ações, elas primeiro têm de sentir que pertencem. 🤔
Sugeriu um exercício: escrever numa folha de papel “Eu quero viver num mundo em que …..” e depois é só descreveres tudo com o máximo de detalhe possível. 🙃
Sian Conway lembra-nos que ser muito específico sobre um determinado problema, cria pontos de ligação. 🖇 E encontrar o ponto intermédio, onde as pessoas se identificam com aquilo que partilhas, cria o engagement (ou envolvimento). 🎯
Elenca uma série de questões que vale a pena refletir:
Que problema resolvo? 🤔
Quem tem este problema? 🤔
Quem está a tentar resolvê-lo? 🤔
Quem quer pagar para o problema ser resolvido? 🤔
Quem quer trabalhar comigo para resolver o problema? 🤔
Identificar com quem me quero identificar, e porquê, e perceber o que tenho para oferecer, tem uma grande importância. 😊
E também nos lembra que é um Serviço (e não vendas😏), que se deve procurar construir ligações autênticas, referindo que é útil registar as pessoas com que te relacionas (por exemplo, numa folha de cálculo 💻: quem, quando, no que trabalham, quais os seus interesses).
A mensagem que mais gostei dela foi “Acrescenta Valor primeiro”. ❤️
O último orador do dia 12, foi Andrew Davies da BLab Austrália e Nova Zelândia, a sua mensagem deixou-me a pensar: “Se tens paixão por alguma coisa, se és humilde para aprender com quem sabe mais, podes fazer o que quiseres e ter sucesso.” 😎💪
Posso concluir que se quero mudar o mundo para melhor, implica:
✔️Deixar o ego de lado e ser humilde.
✔️Ser audaz e ser humilde.
✔️Criar uma comunidade e ser humilde.
✔️Acrescentar Valor primeiro e ser humilde.
Então a Humildade deve ser aquela virtude que permite continuar a aprender, que me faz não ter medo de perguntar e de mostrar "não sei, mas estou interessada em saber…", de aceitar que existem outros que sabem mais do que eu e estar recetiva a acolher o seu conhecimento e opiniões.
Ser humilde é gratuito, pode ser praticado em qualquer lado e com qualquer pessoa. 😏
Não seria mais fácil mudar o mundo se todos nós fossemos mais humildes? 🙄
Pensar diferente!
Com certeza seria um Admirável Mundo Novo. 🙃
✔️Ser audaz e ser humilde.
✔️Criar uma comunidade e ser humilde.
✔️Acrescentar Valor primeiro e ser humilde.
Então a Humildade deve ser aquela virtude que permite continuar a aprender, que me faz não ter medo de perguntar e de mostrar "não sei, mas estou interessada em saber…", de aceitar que existem outros que sabem mais do que eu e estar recetiva a acolher o seu conhecimento e opiniões.
Ser humilde é gratuito, pode ser praticado em qualquer lado e com qualquer pessoa. 😏
Não seria mais fácil mudar o mundo se todos nós fossemos mais humildes? 🙄
Pensar diferente!
Com certeza seria um Admirável Mundo Novo. 🙃
Comentários
Enviar um comentário