Sabedoria
No meu exercício de Imaginação na construção da (minha) identidade, fui inspirar-me em Lao Tsé que escreveu sobre o que é Ser Humano sábio. 😊
📌 Esfera do EU ESTOU: está no reino da fantasia, onde a espontaneidade é deformada pelo hábito e pela construção externa, pelas fantasias (da sociedade) que se infiltraram na minha mente e me fazem ter erros de perceção.
⚠️⚠️⚠️⚠️ Spoiler Alert:⚠️⚠️⚠️
Reli o "O Livro do Caminho e da Virtude" e tentei condensar os 81 capítulos, como uma espécie de cheklist dos atributos de um Ser Humano sábio, Lao Tsé chama-lhe "Homem Sagrado". 😶
Este livro é pura poesia. Lindo e profundo. 🥰
Naquilo que está escrito e no que se subentende nas entrelinhas.
O que faz um Ser Humano sábio? 🤔
Na minha interpretação, o sábio:
• Procura ativamente a luz, é determinado e cauteloso.
• Não disputa, não julga, não se exalta, não cobiça, não deseja.
• Pratica o autocontentamento.
• É suave e constante.
• Não é egoísta, não se apega, é bondoso e sincero.
• É uno, puro e harmonioso, tranquilo.
• Realiza-se pelo seu interior (e não pelo que se vê, ou pelo que lhe é externo).
• Procura a quietude (através do não-desejo, porque o desejo agita e desgasta).
• Busca a ponderação.
• Entrega-se e confia no supremo.
• Conhece sem caminhar, reconhece sem ver, realiza sem agir.
• Não se enaltece, não se vangloria, não tem orgulho, nem vaidade, não se glorifica, não é excessivo, não usa a força para conquistar, não se apossa, não retém, não controla, não humilha, não abusa, não ofusca.
• É simples (não deseja o vulgar) e abandona o ego.
• Fala pouco.
• Elimina o excesso, elimina a opulência, elimina a complacência.
• Não respira rápido, nem alarga os passos.
• Não fere.
• Realiza-se na existência.
• Pratica a Afetividade (coragem com retidão), a Simplicidade (que lhe dá amplitude) e a Humildade.
• Conhece-se a si mesmo mas não se evidencia.
• Ama a si mesmo mas não se estima.
• Segue o coração e não critica.
Que referencial elevado! 😲
Identifico estas caraterísticas de sabedoria referidos noutros contextos…. Na filosofia, nas religiões….🤔
Posso encontrar problemas na construção da minha identidade mas seguramente não será por falta de referenciais elevados. 🙄
Um dos itens da lista andou-me a martelar na cabeça toda a semana….."realiza-se na existência". 😶
Quis refletir um pouco mais sobre isto. 🤔
Existência … é existir… estar viva… 🙄
Independentemente das nossas crenças, pensar que foram reunidas todas as condições necessárias para a existência da vida é algo que ainda me surpreende…. um sol à distância ideal, uma camada de ozono que atua como um disco protetor, água em estado líquido, atmosfera com oxigénio e dióxido de carbono, substância químicas que se organizam em códigos genéticos que permitem a reprodução e adaptação dos seres vivos.
Então a vida é uma espécie de milagre, ou na pior das hipóteses, uma sorte brutal.😶
O Ser Humano Sábio sabe-o. Ao SER vivo, independentemente da situação de vida que possa viver, ele está vivo e isso basta-lhe: ele realiza-se na existência. 🧐
O Ser Humano Sábio preocupa-se mais com o SER do que com o ESTAR, porque sabe que tudo é transitório e não se perde nas armadilhas da dualidade (o bom e o mau, o claro e o escuro, ...) do mundo manifestado.
Preocupa-se mais com aquilo que ele é, do que o que está a acontecer à sua volta.
É firme dentro de si….o que interessa é fazer por se construir de uma certa forma: por exemplo, no que toca ao autocontentamento, o Ser Humano Sábio pratica-o (autocontentamento, essa capacidade de se contentar a si próprio e por si próprio).
O que é muito diferente do ESTAR: estar feliz… estar triste - Independentemente do seu estado, se é um Ser Humano Sábio, então pratica o autocontentamento.
Realizar-se na existência, de facto, só mesmo a um Ser Humano Sábio.
Porque implica tudo aceitar.
A realização é obtida pelo simples facto de estar vivo. Mesmo que esteja doente, o Ser Humano Sábio não considera a doença, doença, porque fazendo parte da existência, não é doença e ele aceita.
Percebo agora porque esta frase me ficou na cabeça….🙄
Quis conhecer um referencial de valores, atributos de um Ser Humano sábio, que pudesse recorrer no exercício de imaginação para me construir.
Já sei que não posso fantasiar, nem me deixar levar pelo Ego ao considerar que estou num degrau mais elevado do que na realidade estou, porque essa fantasia vai me deixar ficar mal, na primeira oportunidade. 🙄
Devo estar a tentar subir para o primeiro degrau… Estou sempre pronta para aceitar as boas surpresas da vida, já aceitar as menos boas gera muita resistência…. 🥴
Já sabia que não sou sábia. 😏
Percebi agora que nem aprendiz sou. 😒
Sou, na melhor das hipóteses, uma aspirante a aprendiz! 🙄
Ainda assim, haverá melhor ocupação do que aspirar a SER (eternamente) aprendiz? 😶
Aprender é ficar maravilhada, é perceber que existe uma imensidão de sabedoria que pode ser absorvida. 😊
Sou uma aspirante a aprendiz afortunada, porque vivo numa época que tudo está mais ou menos disponível, e numa geografia que tudo me é mais ou menos permitido. 😃
Sinto-me uma privilegiada. 😊
Tudo é aprendizagem. E todas as pessoas, todas as situações me ensinam alguma coisa.
Perceber que SER é diferente de ESTAR.
Não confundir a minha vida (SOU) com a situação da minha vida (ESTOU).
A inquietação que sinto, afinal, é algo maravilhoso. 😃
Uma tranquila inquietação. 😊
Faz parte dessa busca incessante de me conhecer e de me construir, em verdade.
O desassossego de querer aprender, sabendo que mesmo que vivesse 1000 anos, no final nada saberia.
SOU uma inquieta aspirante a aprendiz! 😊🥰
Segue o blog 😊
- Faz login no Blogger.
- No menu esquerdo, clica em Lista de leitura.
- No canto superior direito, clica em Gerir os Blogues que Estou a Seguir.
- Clica em Adicionar.
- Digita o URL do blog: https://1diariodeumaaprendiz.blogspot.com/
- Clica em Seguinte.
- Especifica se queres seguir o blog publicamente ou anonimamente.
- Clica em Seguir.
Gostei como acabaste o texto :)
ResponderEliminarO meu desejo que já tinha dito aqui há uns tempos é a equanimidade. Isso nada mais é senão estar satisfeito com a existência.
Mas o problema é que não se pode forçar ou decidir "vou estar satisfeito onde estou". A satisfação é uma coisa que nasce, não é forçada. Esta minha procura tem se revelado mais com a desconstrução do eu, não con a construção.
Admiro a tua busca por esse conhecimento. Também admiro a tua leitura do tao TE ching. Ultimamente ando a ler umas páginas à noite e metade não consigo entender!
A primeira vez que o li parecia chinês :D vais ver que cada vez que voltares ao texto vais encontrar coisas novas.... relativamente ao outro ponto que escreves.... se calhar estamos a falar da mesma coisa: quando falas em desconstrução do eu e eu falo de construção de identidade (através do abandono do ego que acaba por ser a sua desconstrução do eu). Equanimidade é algo tão elevado e difícil de atingir quanto a palavra me ainda é difícil de pronunciar :D Atingir esse estado é estar no mais elevado patamar de sabedoria... de certa forma é realizar-se na existência... está realizado, não deseja mais nada, está tudo tranquilo, não é forçado.... e por isso está "satisfeito".
EliminarAhaha. O meu é uma página em chinês e outra em português. Mas parece que todas as páginas estão na mesma língua! Pois, é como dizes, este tipo de leituras só nos tocam com o tempo.
EliminarQuanto à equanimidade... sim, é um pouco o não querer nada, daí a desconstrução. Mas confesso que ando um bocado perdido. Talvez diga que quero isso (já estou a querer algo!) e não quero realmente. Enfim. Espero que venham dias com mais claridade para a minha cabeça.
Mas este trabalho tem sido interessante porque tenho analisado os meus pensamentos e apercebido de coisas que no dia a dia não me apercebo.
Eliminar