Conto "Liderança de Serviço"


Era uma vez um circo itinerante que ia dar uma volta ao mundo num navio. Um dia quando chegavam ao Cabo da Boa Esperança, em África, chegou uma tempestade tão forte que o navio bateu num afiado recife de coral e rochas. O choque furou o casco do navio que começou a afundar. Nessa altura tocou sirene de abandono do navio. Felizmente todas as pessoas conseguiram ser resgatadas com os barcos salva-vidas de outro navio que por ali passava. Os animais ficaram a bordo do navio que afundava. Antes que o navio afundasse completamente, todos os animais saltaram do navio e foram a nadar até à costa da terra deserta. O macaco, o leão, o esquilo e o elefante estavam de pé na praia, olhando uns para os outros. Estavam num sítio tão diferente. 

“Vamos malta! Que grande confusão”, disse o esquilo. “Estamos todos num lugar estranho, não sabemos quem está lá e o que está lá, mas podem apostar que não será um lugar amigável. Sugiro que todos nos separemos para nos conseguirmos defender. Afinal somos todos muito diferentes!”.



"Eu não concordo com isso!”, respondeu o macaco. “Devemos ficar e trabalhar juntos. Dessa forma, temos maiores hipóteses de sobrevivência e um de nós terá de ser o líder, porque, caso contrário, vamos nos desentender em breve”.



“Bem” disse o leão, “eu obviamente devo ser o líder, sou forte, feroz, assustador e mortal”, e depois rugiu muito alto. 



O elefante acenou com a cabeça. “Um bom líder, não bem é isso”. 



O macaco sugeriu. “Vamo-nos revezando. Cada um de nós pode ser o líder por uma semana. Depois de quatro semanas, podemos ver claramente quem é o melhor e não haverá mais discussões”.



Todos acharam que era uma boa ideia e, em seguida, decidiram quem era o primeiro líder. 



O esquilo foi o primeiro. Ele foi brilhante na construção de abrigos. Recolheu e armazenou os alimentos, em lugares seguros. Ele tinha uma grande capacidade de organização e muita atenção aos detalhes. Os outros animais pensaram "Uau, que grande surpresa! Ele é muito mais pequeno do que nós, mas está sempre ocupado e faz o trabalho”. A experiência estava a correr bem e, graças à liderança do esquilo, nenhum dos animais passaria fome naquela semana e todos sabiam o que fazer.


O próximo líder foi o macaco. Todos os animais gostaram da semana sob a liderança do macaco. Ele era divertido, cheio de energia e fazia com que todos se divertissem e rissem enquanto realizavam as suas tarefas. Naquelas altura que caia o ânimo, ele mostrava logo o lado positivo, levava os animais a nadar no oceano, ou a jogar um jogo divertido. No fim da semana, os outros animais também ficaram surpreendidos com o quanto eles se divertiam e como o macaco sempre conseguia manter o ânimo e rir.



O próximo turno foi para o leão. O leão estava a liderar os animais, como se pode esperar de um leão. Muito feroz. Se alguém saía da linha, ele rugia e, às vezes, batia-lhes com a pata. Os outros animais ficaram bastante assustados, mas também sabiam que estavam seguros e bem tratados. No final da semana, os outros animais pensaram, “Isto foi muito assustador”. Contudo, todos sabiam onde estavam e sentiam-se seguros com a liderança do leão. 



Agora era a vez do elefante. Ele confiava e era muito apreciado por todos. Colocava a sua tromba suavemente ao redor dos animais que precisavam de apoio. Deu a todos os animais a sensação de que realmente se importava com eles. Até o Leão procurou alguns conselhos junto do elefante. O elefante ouvia bem, tinha sempre uma palavra sábia e tranquilizadora para os animais, quando tinham problemas.


No fim das quatro semanas, disse o esquilo; "Bem, eu não sei, precisamos de todas essas qualidades para poder liderar. Precisamos da segurança, poder e clareza do leão, da organização e dos olhos para os detalhes do esquilo, do otimismo, da brincadeira e da energia positiva do macaco, e da confiança, conforto, tranquilidade e carinho do elefante.




O que os animais fariam? Eles seriam capazes de aprender uns com os outros ou escolheriam um dos outros animais naquele continente estranho para ser seu líder?


As pessoas são capazes de aprender com esta história, na medida em que um bom líder de pessoas pode combinar as qualidades essenciais que são importantes do esquilo, do leão, do macaco e do elefante. O truque para uma liderança eficaz é saber quando ser um destes “animais”, no momento, ou na situação apropriada. O importante é lembrarmo-nos que um bom líder está ao serviço das pessoas que lidera. O líder precisa, acima de tudo, divertir-se quando os outros destacam. Um bom líder cria espaço para que outros brilhem e mostrem as suas realizações. A chamada "Liderança de Serviço".



Os contos oferecem importantes lições de liderança dado que, a um nível mais profundo, ilustram os medos e os desejos do ser humano e servem de inspiração.
Quando nos identificamos com os personagens acabamos por entender melhor as nossas próprias lutas internas e, assim, podemos agir no sentido de nos tornarmos líderes mais conscientes.

A moral da história dá-nos pistas dos erros de liderança e também nos dá inspiração e motivação para superar essas limitações, para atingir algo mais elevado.

Este conto dá-nos pistas importantes e se ouvirmos os contos com mente aberta (e coração) podemos entender melhor o que podemos fazer quando assumirmos uma posição de liderança.





Nota: Este discurso foi elaborado para o projeto 1 – Conte um Conto do Manual Avançado de Comunicação “Storytelling” da Toastmasters International e apresentado no dia 15.02.2020 no Figueira da Foz Toastmasters Club, na Quinta da Salmanha.

O objetivo do projeto é contar um conto, interpretando-o para uma audiência. O desafio era, de facto, encontrar um conto que eu me identificasse para poder interpretá-lo.

A primeira fase foi a pesquisa. Procurava um conto ligado à liderança. Encontrei diversas páginas online com contos populares portugueses mas nenhum sobre liderança. Decidi alargar o escopo de pesquisa para blogs internacionais e deparei-me com o seguinte blog: www.wamvenga.com/blog/post/an-african-story-about-powerful-service-leadership

O conto tinha uma mensagem poderosa sobre Liderança de Serviço. Serviço é um dos valores da Toastmasters International, a par do Respeito, Integridade e Excelência. Serviço porque os Toastmasters atuam como voluntários dedicando o seu tempo, realizando projetos, em prol da comunidade em que se encontram inseridos.

Além disso, esta história enquadrava-se perfeitamente no meu percurso educativo Liderança Dinâmica do Pathways.

Traduzi o conto e adaptei-o à minha realidade. Agora sou faltava memorizá-lo para o interpretar. Treinei frente ao espelho, gravei a discurso e ouvi-o vezes sem fim.

Finalmente chegou o dia da interpretação.

O feedback que recebi foi muito positivo e, as sugestões de melhoria muito úteis. Sem dúvida que me vão ajudar a melhorar futuros discursos. Tenho agora que explorar melhor a variedade vocal nos meus próximos projetos.


Olho para esta foto onde estou a interpretar o rugido do leão e estou mesmo assustadora, não acham?😁😂😂

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Herói

Palavras

Existir