#2 Carpe Diem



Esta semana, Steve Blank, académico e empreendedor, internacionalmente conhecido pela metodologia Lean Start-up, publicou um artigo sob o título “Crise – Uma oportunidade para refletir”.

Identifiquei-me com a mensagem.
Ao estar mais só, como esta borboleta enclausurada na gaiola, olhando o mundo pela janela, dá-me para isto, pensar em questões existenciais.😁
Uma forma de fugir à prisão e crescentes ocupações: do tele-trabalho, intermináveis tarefas domésticas, cozinheira em part-time (percebo-te tão bem Lili Caneças!!!😳) e uma perninha de apoio na tele-escola😑.



No seu artigo, Blank lembra-nos que todas as crises trazem oportunidades associadas e convida-nos a usar este tempo, para pensar sobre o que queremos fazer, quando esta fase passar.


Estar em modo de "pausa", também nos dá uma hipótese de, pelo menos, equacionar uma mudança, no sentido de tornar a nossa vida mais significativa e causar mais impacto.


No seu artigo, Blank apresenta a sua metodologia de descoberta de clientes que pode ser usada, por exemplo, para encontrar uma nova carreira profissional, elencando questões que nos ajudam nessa reflexão: o meu trabalho é relevante? Estou a viver a vida que desejei?

As nossas respostas permitem identificar um caminho a seguir, talvez mais em linha com o nosso propósito de vida.



Além disso, sugere blogs, podcasts e revistas que poderão nos orientar, indica possibilidades ilimitadas de formação online e, até nos propõe o envolvimento em trabalho comunitário através do voluntariado.



Adorei a sua mensagem final que nos relembra que:
- a nossa vida ativa dura apenas 14.000 dias (poucos? muitos? catorze mil 👀😅)
- o sucesso na vida, não se mede em dinheiro, mas antes pelo impacto que causamos a servir (a família, a comunidade, o país, a Deus)

Ou seja: Será que deixámos o mundo um lugar melhor?


E o conselho que nos deixa é Carpe Diem, ou seja, aproveita o dia, o momento.

Desfruta o presente. 

Em breve sairás da gaiola, borboleta!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Herói

Palavras

Existir